Publicado em: 28 de setembro de 2016
O Curso Técnico em Administração tem objetivo de capacitar estudantes para um mercado de trabalho competitivo. Nesse sentido, prepara aprendentes para auxiliar e protagonizar atividades de planejamento, execução, monitoramento e controles administrativos de organizações públicas e privadas. Os componentes curriculares, que integram a matriz do curso, abrangem fundamentação teórica, propostas de estudo de casos e desenvolvimento de projetos. Conhecimentos teóricos e práticos caminham juntos para uma formação completa. Com foco nos conceitos e rotinas da administração, mencionado curso propõe desenvolvimento da comunicação oral e escrita, domínio de ferramentas gerenciais e oportuniza vivências de rotinas administrativas em diferentes ambientes de trabalho. Além disso, almeja à formação de cidadãos responsáveis, empreendedores e proativos, capazes de identificar problemas na organização e propor soluções adequadas, considerando aspectos sociais, econômicos e ambientais.
PERFIL PROFISSIONAL
O técnico em Administração é profissional que tem por característica a capacidade de trabalho em conjunto, de forma proativa, com pessoas e a tecnologia disponível no seu meio. Possui expertise técnica, formação tecnológica e capacidade de mobilização dos seus conhecimentos para atuar no mercado de trabalho de forma criativa, ética, empreendedora e consciente dos impactos socioculturais.
O perfil profissional do técnico de nível médio em Administração é evidenciado por:
– dar suporte à produção de serviços em qualquer setor econômico;
– exercer atividades de planejamento, operação, controle e avaliação dos processos que se referem a recursos humanos, materiais, ao patrimônio, à produção, aos sistemas de informação, aos tributos, às finanças e a contabilidade de empresas públicas e privadas;
– estimular a busca de novos métodos e técnicas administrativas, ordenando e aplicando, racionalmente, recursos, para a execução de fins imediatos e fundamentais das organizações, qualquer que seja sua natureza ou porte;
– aplicar conhecimentos mediante estratégias de procedimento para tomar decisões;
– internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
– auxiliar no gerenciamento e administração de empresas;
– operar equipamentos convencionais de microinformática, utilizando aplicativos de uso geral;
– levantar informações quantitativas e financeiras sobre desempenho do mercado, produtos, custos, visando ao apoio do processo de estudos mercadológicos e econômicos;
– auxiliar no desenvolvimento de atividades na área de recursos humanos, tais como: processos de recrutamento, de seleção, de integração, de capacitação, de avaliação, de plano de cargos e salários;
– utilizar princípios legais referentes ao setor previdenciário, trabalhista e tributário aplicável à administração de pessoas, setor financeiro e contábil;
– definir planos de compras de materiais e serviços, de movimento de materiais, de patrimônio e de seguros;
– empreender negócios;
– levantar, analisar e fornecer informações para subsidiar processos decisórios;
– efetuar análise dos indicadores de desempenho operacional;
– liderar, coordenar e orientar equipes de trabalho.